Nos últimos anos, países e organizações têm enfatizado a importância da transição para uma operação verde e de baixo carbono. Na China, não é diferente: em setembro de 2020, o líder Xi Jinping anunciou à Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) a meta de carbono duplo do país para combater as mudanças climáticas – atingir o pico de emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060.

Cumprir essas duas metas exigirá amplas mudanças sistêmicas em muitos setores da economia chinesa, e o anúncio deu início a uma nova era de desenvolvimento de baixo carbono. É claro que as empresas desempenharão um papel importante nessa mudança, mas para as pequenas e médias (PMEs), essa não será uma tarefa simples.

Este case discute as necessidades e os desafios das PMEs no processo de transição para um ambiente verde e de baixo carbono, por meio das lentes da plataforma Energy Expert, fornecida pela Aliyun, a unidade de serviços em nuvem do Alibaba. Também analisará uma série de soluções de economia de energia, redução de emissões e gestão de carbono que a tecnologia digital pode fornecer a empresas e grupos sociais.

Regulamentação ambiental 

Para organizações em todo o mundo, cresce a obrigação de divulgar suas emissões de poluentes e participar do mercado de carbono. A Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX), por exemplo, agora exige que as empresas listadas divulguem dados de emissões de carbono, e a SEC (Securities and Exchange Commission), comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos lançou um esboço de novos regulamentos sobre emissões de carbono. 

Já a Metodologia Nacional de Avaliação ESG da China enfatiza os valores ESG com características chinesas. Unidades específicas de emissão são obrigadas a se responsabilizar e relatar as emissões, e os padrões de consumo de energia geralmente exigem envolvimento no comércio de créditos de carbono. 

Ao mesmo tempo, tarifas relacionadas ao dióxido de carbono propostas pela União Europeia e pelos Estados Unidos trazem novos desafios para quem opera nessas regiões, incluindo empresas chinesas voltadas para a exportação.

Duas questões-chave impedem as PMEs de fazer essa transição: a falta de conscientização sobre o desenvolvimento verde e de um caminho claro para seguir nesse processo.

A redução das emissões de carbono, porém, não é apenas uma resposta à pressão regulatória – há outros benefícios nesse processo. Em primeiro lugar, ela ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência com a redução de matérias-primas e de custos de transporte, bem como do uso de energia. 

Além disso, a redução de emissões facilita a integração das empresas em cadeias de fornecimento, demonstra um certo nível de responsabilidade social – melhorando a imagem da marca – e melhora as classificações corporativas listadas, reduzindo potencialmente os custos de financiamento, entre outras coisas.

Até o momento, foram principalmente as grandes empresas que impulsionaram a transição verde e de baixo carbono da China, mas as PMEs também são uma parte importante do mercado do país. Apesar de terem chegado mais tarde ao tema, têm um enorme potencial de economia de energia e redução de carbono. 

No entanto, duas questões-chave impedem as PMEs de fazer essa transição: a falta de conscientização sobre o desenvolvimento verde e de um caminho claro para seguir nesse processo. Por isso é necessário melhorar a sensibilização das empresas para os ganhos incrementais e em longo prazo (em termos de desempenho empresarial) de uma transição hipocarbônica – e definir um caminho claro a seguir.

O que é o Energy Expert

O Alibaba passou dois anos explorando opções de baixo carbono, como medidas de economia de energia e redução de emissões, uso de eletricidade verde e a criação de um conceito de emissões “Escopo 3+” para orientar as ações de redução das empresas da plataforma.

Ao final desse processo, em 2021, lançou seu Relatório de Ação Neutra em Carbono, definindo sua estratégia e as metas de redução de emissões de dióxido de carbono – o primeiro emitido por uma empresa de internet na China. 

No mesmo ano, a Aliyun (divisão de computação em nuvem do Alibaba Group) lançou o Energy Expert, um SaaS (Software as a Service) focado em economia de energia, redução de emissões e administração de carbono para o restante do grupo e para seus parceiros e clientes. Em três anos, a Aliyun foi utilizado nos níveis governamental, empresarial e comunitário, fornecendo soluções apoiadas por tecnologia de baixo carbono.

O objetivo do Energy Expert é fornecer um serviço online de medição da pegada de carbono de produtos para ajudar empresas a lidar com tarifas de carbono, obrigações de divulgação ESG e em de avaliações de gestão da supply chain.

O Energy Expert fornece dois serviços principais para empresas: cálculo de carbono e redução de emissões. O cálculo ajuda a quantificar emissões de carbono das organizações e seus produtos com ferramentas como monitoramento e certificações de emissões de carbono. O uso de tecnologia reduz significativamente o tempo e os custos em relação ao cálculo tradicional de pegada de carbono.

Além disso, o Energy Expert também traz orientação e sugestões para otimizar a economia de energia e a redução de carbono, com monitoramento em tempo real dos dados de uso de energia. Com isso, também melhora a eficiência energética, reduz emissões e apoia práticas de gestão e redução de emissões de carbono tanto no nível organizacional como no de produtos.

Em nível individual, o público-alvo do Energy Expert são pessoas em comunidades, campi e outras organizações sociais, que podem ser incentivadas a adotar comportamentos de baixo carbono e a cultivar uma mentalidade verde. Essas pessoas podem, por exemplo, registrar e fazer upload de comportamentos como viagens ecológicas, reciclagem e redução do desperdício de alimentos na plataforma para acumular pontos – e depois trocá-los por recompensas.

Em outubro de 2023, a Energy Expert gerenciava 30 mil equipamentos em mais de 3.000 empresas em 14 setores, que apresentam uma economia média de energia de 12%. A ferramenta de visualização de carbono Carbon Vision também foi implantada em mais de 20 regiões na China e no exterior.

Cálculo e redução de carbono

1. Para produtos

O objetivo do Energy Expert é fornecer um serviço online de medição da pegada de carbono de produtos para ajudar empresas a lidar com tarifas de carbono, obrigações de divulgação ESG e em de avaliações de gestão da supply chain. 

Ao utilizar bancos de dados e ferramentas de emissão de carbono chineses e internacionais (como computação em nuvem e big data), o software melhora a eficiência e a precisão da pegada de carbono e reduz os custos.

O Energy Expert não se limita à pegada de carbono: inclui também orientações sobre sua redução baseadas em algoritmos, que identificam oportunidades e oferecem conselhos e recursos para projetar produtos de baixo ou zero carbono ou acessar fontes de energia verde. 

Isso beneficia especialmente as PMEs, que muitas vezes têm dificuldade de acessar esse tipo de recurso por conta própria. Além disso, as certificações verdes da plataforma ajudam as empresas com ações de marketing e de conscientização.

Cases de sucesso: a mascote carbono zero e a união pela economia circular

Há uma série de exemplos de sucesso relacionados à criação de produtos de baixo ou zero carbono. Um deles é a mascote dos Jogos Asiáticos de Hangzhou de 2022. 

O Energy Expert foi usado para rastrear a pegada de carbono da mascote ao longo de seu ciclo de vida, abrangendo emissões desde a aquisição e transporte de matéria-prima até a produção e embalagem. Usando esse cálculo, o fabricante da mascote implementou uma série de medidas de redução de emissões, incluindo a adoção de processos de impressão digital ecologicamente corretos, a redução do uso de material de embalagem e a construção de uma usina fotovoltaica para fornecer eletricidade verde.

As emissões foram reduzidas em 0,15 kg a partir de um ponto de partida de 1,63 kg por unidade. O 1,48 kg restante foi compensado por meio dos créditos de redução de emissões UN-run Clean Development Mechanism (CDM), administrados pela ONU. 

Além disso, cada mascote veio com um rótulo que pode ser escaneado para saber mais sobre sua jornada de carbono zero, trazendo um novo caminho para o marketing verde de Aliyun e para ajudar a aumentar a conscientização pública.

O Energy Expert também usa tecnologia blockchain para que empresas possam trabalhar juntas para criar uma economia circular e reduzir as emissões. Em 2022, fez parceria com a fabricante chinesa de macarrão instantâneo Master Kang, a empresa de serviços públicos Veolia e o supermercado Tmall para produzir caixas de armazenamento ecológicas rPET.

Essas caixas foram feitas usando garrafas PET descartadas pela Master Kong e a tecnologia de reciclagem da Veolia – e depois vendidas no Tmall. Esse foi um processo que incluiu o registro de carbono em todas as etapas, desde a reciclagem, reprocessamento, fabricação e vendas, garantindo a rastreabilidade dos dados ao longo de toda a cadeia.

A Energy Expert também pode fornecer serviços de cálculo de pegada de carbono para produtos digitais, especialmente produtos de serviços em nuvem, incluindo aquela causada pelo uso abrangente de recursos de nuvem, o consumo de energia do hardware em nuvem e também a geração de relatórios ESG correspondentes.

A Energy Expert apoiou clientes, incluindo a Vanke (construtora e imobiliária chinesa), que buscavam contabilizar a pegada de carbono de seus recursos de nuvem em diversas plataformas, como AliCloud, Microsoft Azure e Huawei Cloud.

2. Para organizações

O Energy Expert foca em serviços de gestão e redução de carbono em nível organizacional, fornecendo soluções de planejamento, monitoramento e otimização para apoiar as empresas.

Para o cálculo de carbono, o Energy Expert adota o modelo de monitoramento, relatório e verificação (MRV) padrão do setor para otimizar a coleta de dados de emissões que sejam abrangentes, oportunos e padronizados. Ao mesmo tempo, o sistema aplica padrões internacionais para registrar emissões de carbono e simplifica os processos de verificação de emissões e certificação online.

Para a redução de carbono, o Energy Expert ajuda as empresas a cortar custos e passar pela transformação de baixo carbono com ações como:

  • Gestão do consumo de energia, com monitoramento, análise e sugestões de economia em fases e orientação sobre como ajustar a gestão do uso de energia.
  • Administração de autogeração de energia.
  • Suporte à construção de sistemas fotovoltaicos.
  • Otimização do consumo de energia para equipamentos de grande porte.
  • Programas de redução de carbono para comunidades e escolas e realização de eventos de baixo carbono para expandir seu público-alvo.

Case de sucesso: economia de energia na indústria

A Hangzhou Huaju Composites, especializada em materiais compósitos, é um caso típico na indústria. Após se conectar à plataforma Energy Expert, a Huaju recebeu sugestões de otimização do uso de energia por meio da análise de dados online (como ajustar o tempo de pré-aquecimento do equipamento para reduzir o consumo). 

A plataforma também ajudou a Huaju a entender seu consumo de eletricidade e seus níveis de emissão de carbono e fez recomendações com base em novas fontes de energia, além de previsões de carga.

Com essas medidas em vigor, em 2022, a Huaju economizou 170 mil kWh de eletricidade – o equivalente a mais de 120 toneladas de redução de carbono –, passou a administrar 2 MW de nova energia, gerou 2,21 milhões de kWh de eletricidade verde e reduziu o carbono em mais de 1.500 toneladas, uma redução de 16% nas emissões de carbono por unidade de área dos produtos da Huaju.

Também existem opções para o Energy Expert ajudar PMEs a desenvolver ativos de carbono. A XinKeDi é uma empresa líder em geração de energia de biomassa que usa a tecnologia de nuvem Energy Expert para administrar a geração de energia online, reduzindo sua carga de operação e manutenção. 

O processo de desenvolvimento e auditoria de ativos de carbono também passou a ser online, estabelecendo uma conta de carbono para a XinKeDI e convertendo sua geração de energia de biomassa em um ativo de carbono reconhecido pelo VCS (Verified Carbon Standard) e o GCC (Global Carbon Council), ajudando a empresa a participar do mercado internacional de comércio de créditos de carbono.

Quando se trata de auxiliar as comunidades na redução de carbono, um exemplo é o projeto do campus da Academia de Arte da China, que convida os alunos a participar de ações de baixo carbono, como redução do desperdício de alimentos, reciclagem de livros e roupas antigas, aprendizado sem papel e viagens ecológicas. O esquema premiado recompensa as ações por meio da concessão de vouchers e presentes culturais e criativos.

O Energy Expert também realizou um projeto de construção de baixo carbono para a Vila dos Jogos Asiáticos nos Jogos Asiáticos de Hangzhou, promovendo economia de energia e redução de emissões por meio da otimização do consumo de energia, bem como promovendo tecnologias por meio do aplicativo Asian Games Village. 

Os moradores da vila podem acumular pontos por meio da participação em comportamento verde, que por sua vez podem ser trocados por recompensas. Durante o período da campanha, houve mais de 15 mil novos usuários, com mais de 640 mil participantes e uma redução total de carbono de mais de 15 toneladas.

Planejamento para o futuro

Com a meta chinesa de carbono duplo, a demanda por transformação verde e de baixo carbono das empresas aumentou. A equipe da Aliyun fornece serviços de gestão de carbono, economia de energia e redução de emissões para empresas e grupos mais amplos da sociedade com base em dados e com a ajuda da tecnologia digital.

No futuro, o Energy Expert estabelecerá uma plataforma de nuvem de serviços integrados de energia de baixo carbono mais ampla e inclusiva, enriquecerá o fornecimento de serviços de tecnologia digital, aumentará a capacidade de fornecimento de produtos digitais de economia de energia e redução de carbono e liderará a transformação de baixo carbono das empresas.

Além do Energy Expert, a realização das metas de carbono duplo precisa ser puxada pelo governo, liderança empresarial e incluir a participação ativa do público. A transformação dos negócios pode ser auxiliada pelo cultivo de um mercado consumidor de baixo carbono. 

Com a meta chinesa de carbono duplo, a demanda por transformação verde e de baixo carbono das empresas aumentou.

Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos verdes e de baixo carbono. Por meio de plataformas como o aplicativo Asian Games Village, o Energy Expert espera influenciar os consumidores e motivar indivíduos e empresas a contribuir para o desenvolvimento verde.

Como parte do AliCloud, o Energy Expert visa acelerar o desenvolvimento da digitalização e reduzir a exclusão digital entre empresas de diferentes tamanhos. Por um lado, ajudará na transformação digital das PMEs e fornecerá soluções digitais de economia de energia e redução de carbono que sejam de baixo custo, de ação rápida e altamente aplicáveis. Por outro lado, reforçará a base dos serviços digitais para as PME, integrando as capacidades dos ecoparceiros, melhorando a eficiência das empresas e reduzindo os custos de implementação.

*Este artigo foi escrito com a colaboração de Meng Fanyi, pesquisadora do CKGSB Case Center.

Para ler o conteúdo original em inglês, clique aqui
Chen Hong é professor de administração, vice-reitor para as Américas e diretor do Centro de Pesquisa de Energia Limpa e Desenvolvimento Neutro em Carbono na CKGSB.